Notícias
Comissão de Combate à Violência contra a Mulher do Congresso aprova relatório
Na última semana, a Comissão de Combate à Violência contra a Mulher do Congresso Nacional aprovou o relatório de atividades. O documento aponta principais temas tratados e recomendações para políticas públicas.
A comissão reúne deputados e senadores para apresentar propostas para consolidar a Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, promover debates, colher informações e fazer intercâmbio com entidades internacionais pertinentes com o tema.
Entre as recomendações do relatório, está priorizar o financiamento de candidaturas femininas e programas de formação de lideranças para promover a inclusão de mulheres negras e indígenas em espaços de poder, combatendo estereótipos e barreiras institucionais.
O relatório também sugere a ampliação de centros de atendimento em regiões vulneráveis e o fortalecimento das parcerias com grupos que divulgam dados sobre violência contra a mulher.
Outras recomendações incluem desenvolver políticas efetivas que abordem a violência de gênero e raça; oferecer treinamentos para profissionais da justiça e segurança pública com foco no racismo estrutural e na perspectiva de gênero; desenvolver programas sobre gênero e masculinidades nas escolas para desconstrução de estereótipos; implementar políticas específicas de prevenção, investigação eficiente e punição exemplar; e integrar os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e a sociedade civil em políticas coordenadas e eficazes.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br